Periodontite Sinais de alarme, prevenção e tratamento!

Doença Periodontal - O que é e o que leva a sua causa.

por Medical Plan Clínica Dentária®

A doença periodontal consiste na inflamação dos tecidos que suportam os dentes. Esta doença é provocada por bactérias da placa bacteriana, que é uma massa esbranquiçada que vai se acumulando sobre os dentes durante o dia.

Caso deixe que a placa se acumule sobre os dentes, as toxinas produzidas pelas bactérias originam a inflamação das gengivas, o que corresponde a fase inicial da doença peridentária denomida "gengivite".

A "gengivite" é reversível. Todavia, se não for tratada, a gengivite pode vir a transformar-se em "periodontite".


Como se desenvolve a doença periodontal?

A gengiva saudável é fina, firme e não sangra mesmo durante à escovação. Existe um sulco de aproximadamente 2mm entre esta e o dente, denominado "sulco gengival".Se a gengivite não for tratada a tempo, evolui para periondotite.

Na periodontite, o ligamento e osso que suporta a raiz do dente são destruídos à medida que a placa bacteriana avança, provocando a mobilidade dos dentes. O sulco gengival transforma-se em bolsa periodontal mais profunda, com placa bacteriana, pus e tártaro sobre as raízes.

Evite o aparecimento das doenças periodontais limpando com eficácia a placa bacteriana que se acumula entre os dentes e as gengivas.


Como se trata a gengivite.

Há que se lembrar que estas doenças são infecções que se desenvolvem em pessoas com "susceptibilidade" para a doença.

Gengivite:

    - Escove os dentes pelo menos 2 vezes por dia;
    - É necessário também limpar os espaços entre os dentes pelo menos 1 vez ao dia utilizando, fio, fita ou, se os espaços forem largos, fazer o uso dos escovilões interdentários;
    - Para além disso, o dentista terá que remover todo o tártaro que se tenha acumulado e, eventualmente, aconselhar o uso de pasta dentifríca adequado ao tratamento e líquido para bochecar se for necessário.

Leia mais em nossas dicas de escovação

Como se trata a periodontite.

O sucesso do tratamento depende da permanente simbiose ente o doente e o profissional!

Periodontite:

    - O objetivo do tratamento é eliminar a infecção e evitar que haja reinfecção. A remoção da infecção deve abranger desde a superfície da gengiva, até o ponto mais profundo das bolsas periodontais onde a doença está a progredir;
    - Se as bolsas são pouco profundas, o tratamento consiste na destartarização e alisamento redicular;
    - Quando a periodontite está muito avançada, as bolsas podem ser muito profundas e sinuosas. Nessas situações o médico dentista tem que expor as raízes de forma a proceder a uma limpeza adequada através de uma pequena cirurgia, sendo esssa a única forma de remover a infecção das bolsas profundas;
    - Essa última intervenção permite ainda a remodelação dos tecidos periodontais de forma a facilitar posteriormente, a limpeza por parte do doente.


Quais são os primeiros sinais da doença periodontal?

Sinais a ter atenção!

    - Gengivas vermelhas e inchadas;
    - Sangramento expontâneo ou durante a escovação;
    - Pus nas gengivas;
    - Mau hálito e/ou mau sabor na boca;
    - Retração gengival;
    - Dentes com maior mobilidade;
    - Dentes com mudança de posição.