por Medical Plan Clínica Dentária®
Postado em 22 Setembro de 2016.
Qual a importância do creme dental na escovação?
O importante é que você use o creme dental mais adequado a vossa necessidade. Actualmente existe uma grande variedade de produtos desenvolvidos especialmente para combater cáries, gengivite, tártaro, manchas e sensibilidade. Pergunte ao seu dentista qual o tipo de creme dental mais adequado.
Da próxima vez que escovar os dentes use um relógio para ter uma idéia do tempo que gasta ao escovar os dentes e o tempo necessário para uma boa escovação!
Dê especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas.
Concentre-se na limpeza de cada setor da boca.
Para tanto, realize a escovação da seguinte maneira:
Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores. Em seguida, escove as superfícies de mastigação. Ao escovar a face voltada para a bochecha dos dentes superiores e inferiores, segure a escova em um ângulo de 45 graus e escove com movimentos que vão da gengiva à ponta dos dentes.
Escove as superfícies internas dos dentes superiores e inferiores com suaves movimentos circulares, assim como a superfície usada para mastigar.
Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas. Com movimentos suaves, escove a língua para remover bactérias e purificar o hálito.
A maioria dos dentistas concorda que a escova dental de cerdas macias é a melhor para a remoção da placa bacteriana e dos resíduos de alimentos. As escovas com cabeças menores também são mais adequadas, porque alcançam melhor todas regiões da boca, como, por exemplo, os dentes posteriores, mais difíceis de alcançar.
Há também a escova elétrica como alternativa pois, ela limpa com maior facilidade e é indicada para pessoas que têm dificuldade para realizar a higiene bucal adequadamente.
Uma limpeza inderdentária requer utensílios específicos como o fio dental e escovas interdentárias.
O uso correto do fio dental remove a placa bacteriana e os alimentos nos lugares onde a escova não consegue chegar como sob a gengiva e entre os dentes.Como o acúmulo de placa pode provocar cárie e gengivite, o uso do fio dental diariamente é recomendável.
Também as escovas interdentárias permitem uma limpeza minuciosa dos espaços interdentários.
Troque sua escova de dentes a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar desgastada.